segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Esperando enfim, nada mais além

Associação dos Amigos e Pais de Excepcionais (APAE), Recife, oito da manhã.

Ao sentar-me no corredor da escola, percebi-o contemplativo à janela. Logo ele veio sentar-se ao meu lado, olhando-me sem pudor. -Bom dia, cumprimentei. -Bom dia, você é muito bonita. Sorri, -Obrigada... você estuda aqui? -Não... eu vim pra tentar fazer um curso de primeiros socorros.

E ali, em cadeiras de plástico no corredor da APAE, eu o ouvi. Ele falava com uma certa dificuldade, gaguejava um pouco, -Eu sei como se faz, amarra um elástico no braço, tem que enfiar a agulha no lugar certo. -Você é corajoso, não tem medo não? Ele parava, olhava para o nada, lentamente seus olhos pousavam novamente sobre mim. -Medo? Não tem que ter medo. Não tem por que ter medo. Tem que ficar tranquilo.

Eu o ouvia. E de repente, nada mais importava. Que importam as angústias bobas do meu coração? Que importam os males do mundo, que importa o trânsito de Recife, os buracos nas ruas, que importa o maldito dinheiro. Que importa o maldito dinheiro. -Eu vou ser médico. Vou ser bem de vida. Que importam as aulas da academia, minhas unhas nunca feitas, minhas olheiras permanentes. Que importam as crises econômicas, a ganância, o terrorismo. Ali, ao meu lado, no corredor da APAE, Felipe me falava de seus sonhos. Isso importa.

E de repente me veio uma paz. -Tem que passar um algodãozinho depois, assim... Nada mais importava a não ser ouvi-lo, olhá-lo, compreendê-lo. -Eu sei como se faz. Felipe nunca vai ser médico. Eu sei disso, os profissionais da APAE sabem disso, talvez ele próprio saiba disso. Que importa? Eu estava ali para ouvi-lo.

A professora chegou, convidou-me a entrar no laboratório, despedi-me -Boa sorte, Felipe. Fechamos a porta e ele permaneceu sentado no corredor. Só, a esperar. A esperar pelo seu curso. Pelo seu futuro. Felipe ficou só, à espera dos seus sonhos. -Não tem por que ter medo. Tem que ficar tranquilo. Isto, eu não hei de esquecer.

(A APAE é uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, prestando serviços de educação, saúde e assistência social. Na APAE - Recife, funciona o NET (Núcleo de Educação para o Trabalho), que capacita e aloca pessoas com deficiência intelectual em empresas. A APAE precisa de, e recebe doações no Banco do Brasil, Agência: 0007-8, Conta: 10975-4 Telefone: (81) 3426-5556.)